quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sabina e Planetário

Já há algum tempo eu tinha descoberto um local em Santo André chamado "Sabina - Escola Parque do Conhecimento" em razão de uma pesquisa sobre música que eu estava fazendo. Deixei a opção reservada para ir com as crianças um dia. Esse dia chegou. Na verdade, mais por causa do Planetário que eles têm lá do que propriamente do Sabina. Explico:

Na semana passada, estava aqui pesquisando locais para ir com as crianças nas nossas próximas férias em Lisboa quando inventei de pesquisar por um planetário aqui em São Paulo. Achei o Planetário Johannes Kepler. Ele fica justo no Sabina. Olhando o site do Planetário fui até o do Sabina e pronto. Estava decidido o domingo! Combinei com a mãe de uma coleguinha da Mana e fomos.

Chegamos lá ao meio-dia, estacionamos e compramos os ingressos para o Planetário e para o Sabina (R$15,00 ao todo). A sessão no planetário seria só às 13:30hs e aproveitamos o tempo antes para almoçar. Quer dizer... almoçar talvez não seja a palavra certa. Tentamos dar alguma coisa para as crianças comerem. Um espaço educativo próprio para crianças com uma lanchonete que só serve algumas opções de frituras, refrigerantes, sucos artificiais e 4 opções de massas pouco saudáveis e demasiadamente cobertas por molho de tomate concentrado e industrializado me parece, no mínimo, pouco coerente. Talvez fosse o caso da administração do local observar melhor isso aí. Acho que vou escrever para eles apontando isso. Quem sabe?!

Bem, elas não comeram quase nada e eu também achei que não era o caso de insistir. Enquanto ainda não dava a hora da sessão no planetário, elas foram brincar num parque dedicado à física: brinquedo para brincar com o eco da própria voz, gangorras que demonstram o sistema de alavancas, bolas de sabão, coisas do tipo. Não queriam mais sair de lá.

Faltavam 5 minutos para as 13:30 quando seguimos para o Planetário. Entramos, nos acomodamos e aproveitamos o show de imagens projetadas na cúpula redonda. Tudo muito bonito e interessante. Lógico que as minhas crianças ainda não têm idade para aproveitar toda a parte educativa do planetário, mas vale demais a experiência e o contato com o cosmos e a idéia da imensidão do universo! A Mana perambulou entre o meu colo e o colo do pai. O Dudu ficou sentadinho prestando atenção em tudo.

Sol na entrada do Planetário

Depois da sessão as crianças queriam voltar ao primeiro parque (da física), mas eu sabia que ainda teríamos muitas coisas para fazer e os convenci a ir ao parque ao lado: da música. Vários instrumentos musicais gigantes para eles explorarem.

Imagina o barulho aqui! Felizmente, não tinha muita criança.

Tiranossauro Rex



Eles se divertiram um pouco, mas não nos demoramos muito aqui. Seguimos para visitar outras áreas do Sabina. Primeiro vimos os pinguins gracinhas nadando, depois o dinossauro gigante, cobras, o tubarão e moréias. Entramos numa boneca gigante inflável como se fossemos a comida. Isso mesmo: entramos pela boca e saímos por onde sai o coco! Ó céus!!! O que temos que passar nessa vida pelas crianças! :)

O Pedro pegou senhas para irmos numa "nave". Um simulador que nos leva de avião do Sabina até uma ilha em Santos, passando por várias reservas ambientais da cidade de Santo André e finalizando embaixo d'água (em Laje de Santos) vendo os animais da fauna marinha do local. Bacana, mas saí mareada com o balanço do simulador... rs




Haja osso pra desenterrar!
Ainda na parte onde estão os dinossauros, as crianças brincaram de arqueólogos. Há alguns ossos de dinossauros para serem descobertos com os pincéis típicos desses profissionais. As crianças ficaram bastante tempo aí e voltavam várias vezes, entre uma atração e outra.

No segundo andar há uma infinidade de coisas para fazer e experimentar relacionadas à física, sobretudo. A maioria das coisas ainda não são para a idade deles, então, valeu pela diversão. De um modo geral, posso dizer que o parque é destinado a crianças maiores, talvez a partir dos 8 anos. Entretanto, isso não quer dizer que não recomendo para crianças menores. Foi uma rica diversão para nós!

Quando voltamos para casa eles estavam cansados e suados. E o Pedro e eu esperançosos de que isso se refletisse numa longa e calma noite de sono para eles e, consequentemente, para nós!




. . . . . . . . . .

Um comentário:

  1. Minha amiga, por onde você anda?...nunca mais nos falamos. Por que sumiu do face?...Como você está?...Saudades!!...Beijinhos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...