quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cenouras

No final de outubro, Dudu chegou em casa da escola e foi categórico:

- Mamãe, quero plantar cenouras.

- Tudo bem, disse eu.

No final de semana, eu, cujo currículo como agricultora se resume aos feijões plantados no algodão na escola, segui com eles até uma floricultura e comprei um vaso retangular com a maior profundidade que encontrei, terra adubada e argila expandida. Este último item só trouxe porque a vendedora colocou no balcão para eu trazer sem nem me perguntar se eu queria. Presumi que era um item fundamental e comprei sem qualquer objeção. Em casa, corri para a internet e descobri que isso deveria ir no fundo do vaso para evitar acúmulo de água. Sou devota de Santa Net e São Google!

Bem, alguém que esteja lendo este post com alguma atenção deve estar se perguntando: "E as sementes da cenoura?". Pois é... essa foi a maior novela. Demorei bem umas duas semanas para conseguir. Vasculhei todas as floriculturas da região e não achei sementes de cenoura em nenhuma delas. Até que na minha última tentativa, o atendente foi super simpático e me ofereceu o básico: "Quer que eu encomende para você? Chega na quinta!". Ufa! Até que enfim um vendedor que quer vender! Como estão raros, não?! ;)

Na quinta passei lá toda feliz. Estava com a Mana no carro. E... não havia. Prometeu que chegaria na segunda. Fazer o quê? Voltei lá na segunda e... tinha! Minha saga em busca das sementes de cenouras terminava ali. Comprei também umas sementes para plantar algumas flores para a Mana (ainda bem que estou escrevendo esse post, porque tinha esquecido completamente das flores dela, tadinha!!!! tenho que agilizar isso aí!).

Quando cheguei em casa: a surpresa para o Dudu! Ele ficou todo feliz. A Mana também entrou na onda. Fui explicando como se planta uma cenoura para eles com a sabedoria do mestres ancestrais pioneiros no cultivo de cenouras acumulada ao longo de milênios e transmitida de geração em geração de acordo com o que eu li no google - mas dessa parte do google eles não precisam saber. Depois de colocar a argila e a terra, pedi que eles fizessem com o dedinho indicador os furinhos na terra para colocar as sementes. Como as crianças são felizes!!! A elas basta a simplicidade das coisas! Coloquei um pouquinho de semente na mãozinha delas e elas foram preenchendo os buraquinhos. Elas adoraram fazer isso.

- Pronto! A parte mais fácil já está feita - disse eu. Agora vem a parte mais difícil e mais importante: cuidar das cenouras! Todos os dias vocês devem regar as sementes, o Dudu de manhã e a Mana no fim de tarde. Logo, logo, vão aparecer as folhas e quando for a hora colhemos as cenouras.

Desde então elas têm regado as cenouras, que já estão bem crescidinhas:

Já passou pouco mais de um mês!

Ok... ok... alguns dias nós esquecemos de regar, mas a chuva compensa! :)

Agora eu tenho que descobrir quando é que podemos colher. Depois de colhidas, vou tirar fotos e registrar aqui.

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...