quarta-feira, 3 de abril de 2013

Neve em... Sierra Nevada!

Passamos o último Natal em Portugal. Comida gostosa, como de costume, e um friozinho bom. As crianças brincaram com os primos, nós conhecemos o Francisco - o caçula da família, passeamos, brincamos com o vovô e a vovó, tudo muito tranquilo.

Numa noite não tão fria, enquanto o Pedro e a Mana dormiam, fomos, o Dudu, Vovô Artur e eu, aos bombeiros para que o Dudu pudesse ver os caminhões. O bombeiro que nos recebeu mostrou todos os caminhões (são tantos tipos e eu nem sabia!), ligou sirenes, luzes, enfim, foi muito simpático. O Dudu ficou um tanto quanto tímido, mas entrou em todos os veículos. Voltamos para casa assim que buscamos a Vovó Adelaide na igreja.

Na noite de Natal, Papai Noel foi generoso e trouxe muitas coisinhas da Dora, Aventureira, para a Mana (de fantoches a calcinhas) e outras coisinhas dos Power Rangers Super Samurai (de espadas a Megazord) para o Dudu.

Entre o Natal e o Reveillon, aproveitamos para ir até Sierra Nevada, Espanha, para as crianças brincarem na neve. Fomos de carro e dormimos uma noite em Sevilla para que pudéssemos chegar bem cedo em Sierra Nevada. Tempo bom, viagem sempre tranquila. Apesar de termos ficada pouco tempo na cidade, nos pareceu um lugar bem agradável. Ainda conseguimos circular pelo centro e passar pela Catedral era madrugada, antes de voltarmos para a estrada.

Na estrada. Fim de tarde.

As crianças estavam muito empolgadas para ver a neve e queriam chegar logo. Demoramos um pouco para chegar ao hotel porque ele ficava bem no topo das montanhas e tivemos que dar uma volta para chegar até ele (o GPS nos mandou por um caminho no centro da cidade que não podíamos passar). Como chegamos cedo (a entrada era só às 14 horas), estacionamos o carro, colocamos as roupas e sapatos para neve nas crianças no carro mesmo e fomos procurar logo um espaço para nosso primeiro e fantástico boneco de neve!!!

Ok. Não tão fantástico. Mas foi o primeiro.

Nós não tínhamos tanta prática e foi o que conseguimos fazer. O Dudu deu até nome para ele, tirou várias fotos, ficamos mesmo felizes com nossa obra de arte. Mas ainda havia muito tempo até a hora do check in. Decidimos descer num pequeno teleférico para o centro da cidadezinha. Fora o absurdo do preço do teleférico, passamos algum tempo no monte de gelo no meio da praça onde as crianças subiam e desciam escorregando. Elas estavam bem agasalhadas e protegidas com protetor solar e óculos de sol e pareciam estar em casa tamanha a naturalidade com que escorregavam e voltavam a subir aquilo.

Descida com vista

Almoçamos num restaurantezinho muito simpático ali na praça mesmo - para onde voltamos para almoçar no outro dia - depois seguimos para o hotel. Nosso quarto era um loft e isso ajudou muito, porque a "bagunça" - montanhas de casacos e calças e botas ainda com alguma neve ficavam embaixo e depois do banho tínhamos nossa cama limpinha e sem bagunça na parte de cima. Com o frio forte lá fora, jantamos no hotel. Comidinha simples e boa. Uma lareira, um carteado com as crianças e subimos para o quarto. As crianças puderam fazer algo que nunca fazem porque aqui em casa não há eletrônicos nos quartos: assistir tv na cama. Gostaram de assistir desenhos em espanhol. E o Dudu, que nessa época já estava começando a se empolgar com futebol, descobriu um desenho japonês exatamente sobre esse tema.

A janelinha bem no alto era da parte de cima do nosso quarto

Bem, amanheceu e nós não perdemos tempo: tomamos café, agasalhamos as crianças e seguimos para uma descida bem ao lado do hotel (protegida pelas casas e prédios ao redor dela) para que as crianças descessem de trenó. Pensei que eles fossem ter medo, mas aquela velha máxima da maternidade, a de que a reação do seu filho diante de algo novo nunca é a que vc imaginou, imperou e eles se es-bal-da-ram de descer no trenó. Podiam bater na parede no final, virar o trenó no meio, voar depois de bater numa pedrinha no caminho, nada os fez parar.

Depois de muito brincarmos, resolvemos descer para almoçar no mesmo restaurante do dia anterior. Tinha batata frita e ovo, que era o que a Mana queria. Fomos andando dado o preço elevado do teleférico. De carro não compensava porque não havia lugar para estacionar lá embaixo, nem em lugar nenhum. Aliás, essa foi a impressão que tivemos: a vila ou cidadezinha tem uma estrutura muito aquém do volume de visitantes. Além disso, não há nada para se fazer além de esquiar e esquiar (nós é que demos sorte e achamos esse "cantinho" para o trenó...rs). Muito tempo e suor depois, chegamos à praça. As crianças brincaram no monte de gelo novamente e comeram bem.

Depois de uma subida com muito suor e lágrimas (as crianças queriam ir ao colo e a Mana chegou a dormir nas "cavalitas" do Pedro de tão cansada que estava), chegamos ao nosso "cantinho". Mais descida de trenó. Eles realmente gostaram disso. Quando eles se cansaram um pouco, resolvemos fazer um novo boneco de neve. Mesmo sem a cenoura no nariz (esquecemos de levar!), posso dizer que evoluímos muito desde a primeira vez:

Meu gorrinho! :)

Depois disso, rolou a maior guerra de neve entre as crianças e eu! Que delícia ver e ouvir as gargalhadas deles cada vez que me acertavam uma bola de neve e cada vez que eu conseguia acertá-los!!! O sol já estava quase se pondo quando fomos para o espaço do outro lado do hotel, onde estão as pistas de esqui. Já sem movimento de esquiadores, o Dudu pôde andar de trenó numa descida mais íngreme e, portanto, mais emocionante para ele e mais desesperador para a mãe. Enquanto isso, a Mana enchia garrafas PET de neve. Eles acabaram levando um pouco de neve para a Vovó Adelaide dentro de duas garrafas.

A parte de trás do hotel

A sequência foi a mesma do dia anterior: hotel, banho, lareira, carteado, jantar, cama, tv, sono. No outro dia bem cedo: café da manhã, agasalhos, trenó, guerra de neve, mais trenó, mais trenó, hotel, banho, agasalho, check-out, carro, estrada, almoço no caminho, paradas para lanches e xixi, casa dos avós! Ficamos só 3 dias. Tempo suficiente para eles experimentarem e se deliciarem na neve e ficarem com gostinho de quero mais. Ah! A gente também foi no teleférico maior (de cabines para transportar os esquiadores) até bem no topo das montanhas, no começo das pistas, só para ver a paisagem. O preço não é convidativo, mas fizemos o "passeio" mesmo assim. E o Dudu não quis fazer um curso rápido de esqui nem por reza!!! O negócio dele era o trenó mesmo.

Pensamento de mãe no final de tudo: ufa! nos divertimos, foi agradável e ninguém ficou doente!!!

. . . . . . . . . .

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...