sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bolo na caneca!

Daí que eu estava com vontade de fazer um bolo de chocolate com as crianças, daqueles com cobertura e recheio de brigadeiro e uma massa molhadinha... E o que fiz? Joguei no Google! Essa maravilha da modernidade! Poucas coisas na vida moderna são realmente úteis de verdade verdadeira. E por que digo isso? Porque você não só encontra lá tudo o que você quer mas, inclusive, aquilo que você nem sabia que queria e aí descobre que sempre quis! Mais ou menos isso aí.

Digitei "bolo de chocolate" e o que me aparece em primeiro lugar na busca? Um vídeo de um cara ensinando a fazer bolo de chocolate na caneca de microondas! Bolo na caneca E no microondas!!! Assim que li isso meu pensamento óbvio foi: "As crianças vão pirar!". Mas... moça de antigamente que sou, fiquei meio que desconfiada: "Será que isso não é sacanagem... para enganar bobinhos como eu?". Digitei "bolo de chocolate na caneca de microondas" e a quantidade de resultados dissipou qualquer dúvida.

Uma olhada nas receitas dos primeiros resultados mostrou algumas pequenas variações de quantidades de ingredientes. Além disso, algumas incluíam o fermento, outras não. Decidi fazer a do vídeo, porque não podia ter sido por acaso que o primeiro resultado tinha sido justamente aquele vídeo! Foi enviado pelos deuses da internet. Certeza!

Chamei as crianças e perguntei: "Querem fazer um bolo na caneca?". Resposta em uníssono: "Sim!!!", seguido de gritinhos, palminhas e pulinhos. Coloquei os ingredientes na mesa e escolhemos a caneca de cada um. Ops! Não havia manteiga. E o óleo tava ali pra quê? Pois só digo uma coisa: ficou ótimo!

Eu fui colocando os ingredientes nas canequinhas deles e eles iam batendo com um garfinho. No final, precisei dar "aquela" caprichada na mistura pra garantir o trigo todo desfeito lá dentro da massa, mas não tem segredo nenhum. Ao microondas por 3 minutos! Os mais tradicionais, como eu, ficarão incrédulos até retirarem o bolo do microondas e espetarem um garfo para se certificar da consistência e precisarão de experimentar um pedaço para, enfim, respirar aliviados.

As crianças comeram um bocado direto da caneca, usando um garfinho. Deixaram metade da caneca para o outro dia de manhã. No outro dia, me fizeram prometer que faríamos outras vezes aquele bolo e eu prometi com a maior das facilidades porque foi um achado esse bolo! Acompanhe meu raciocínio: nem sempre você tem todos os ingredientes em quantidades ideais para um bolo de forma; nem sempre você tem tempo para esperar um bolo assar no forno; nem sempre você tem idéias originais para dar uma agitada num finzinho de tarde com as crianças; e, até mesmo, nem sempre certas visitas avisam que vão chegar para você ter tempo de preparar algo com antecedência! "De modos" que essa receita é meu curinga.

Tinha combinado com as crianças de fazer um bolo ontem, mas me atrasei no supermercado e na hora de fazer uma sopa. Resultado: ficou tarde e elas precisavam dormir. Não ia dar para fazer bolo. Mas eis que a luz foi feita e eu lembrei do bolo de caneca no microondas. Já não sabia onde estava a receita, mas com uma pesquisada rápida no google é possível achar várias. Copiei rapidinho e segui para a cozinha. Elas ficaram super felizes, fizemos o bolo rapidamente, improvisei alterando um pouco a rotina e resolvi ler uma história com eles antes de escovar os dentes. Assim, quando terminamos a história, o bolo já não estava quente. Eles comeram, escovaram os dentes e foram dormir.

Há relatos na web de bolos que transbordam.
Nunca aconteceu aqui em casa.
Acho que porque não uso fermento.

Ah! No de ontem acrescentei um pouco de ovomaltine pouco antes de colocar no microondas e não mexi muito para tentar manter o crocantinho do ovomaltine e não é que ficou bom!?

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...