segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uma pintura!

De 23 a 27 de maio de 2011 comemoramos a Semana Mundial do Brincar. Aqui em Sampa muita coisa aconteceu, muitas atividades foram divulgadas e realizadas. Eu vi muita propaganda no rádio e na internet (na televisão não sei, porque esse tem sido um artigo de luxo para mim nos últimos anos) sobre isso.

Nas minhas pesquisas net afora, me deparei com um evento para crianças pequenas e bebês com massinhas caseiras, giz e tintas naturais. Opa! Liguei na mesma hora e fiz reserva para a sessão de crianças de 4 a 6 anos e para os bebês até 2 anos.

O dia do evento foi justamente no dia E horário do jogo do Barcelona com o Manchester United, pela final da Liga dos Campeões. Em outras palavras: o Pedro não podia ir. Nem o Pedro, nem todos os homens do mundo poderiam fazer qualquer outra coisa naquele horário que não fosse assistir esse bendito jogo. "Sabedoura" dessa máxima masculina, liguei para minha amiga, Deise (cujo blog consta da minha lista de blogs ao lado e cuja leitura recomendo fortemente), que, casada com aquele que talvez seja o grão-mestre da sociedade de proteção a esta máxima, certamente se uniria a mim nesta saga artística. E não deu outra! Passei na casa dela e nos aventuramos Vila Madalena adentro naquela tarde fria.

A sessão do Dudu começou com algumas posições de yoga para crianças e como ele quis que eu ficasse perto dele, a Mana acabou fazendo tudo junto. As crianças foram convidadas a fazer uma mandala no chão com tecidos e sementes. Depois poderiam pintar mandalas usando como tela caixas de pizza redondas. As tintas eram feitas de polvilho com acréscimo de pó de espinafre, de beterraba e de açafrão (verde, vermelho e amarelo, respectivamente). Abaixo uma foto, tiradas do meu celular, das produções dos meus pequenos. 

Mandala do Dudu e da Mana, da esquerda para a direita

A sessão terminou com mais algumas posições de yoga. Depois foi a vez da turma da Manuzinha (e o Dudu, que não é bobo nem nada, entrou na roda). Eles começaram brincando com bolas coloridas e bobs de cabelo coloridos e de diferentes tamanhos. Na sequência, foram oferecidas massinhas, feitas com farinha, sal, água e óleo, também coloridas a partir do espinafre, beterraba e corante alimentício laranja. O que deu de bebê comendo massinha não tava no gibi! A Manu costuma brincar muito com massinha na escola, pelo que não foi uma grande novidade para ela, mas não deixa de ser uma boa experiência por ser num lugar diferente, com a mamãe junto.

A organizadora do evento disponibilizou giz redondo e grandão (o que facilita o manuseio pelos bebês) para que todos desenhassem à vontade na parede pintada com tinta de quadro negro. Devo dizer que, empolgados, muitos bebês também lamberam muito giz! rs A Manu gostou muito, mas o Dudu foi quem mais se empolgou nessa hora.

E, naturalmente, sem que ninguém precisasse dizer nada, os bebês começaram, aos pouquinhos, a se aproximar da parede de azulejos brancos grandes para pintá-la com as tintas naturais colocadas no chão. Foi uma festa! Desnecessário dizer que metade das tintas foi para a boca dos bebês... A Manu e o Dudu saíram de lá sujos de tinta, portanto, felizes!!!

Falei tudo isso só pra contextualizar nossa ida ao espaço novamente no último sábado (11 de junho), eu e a Mana, para nova sessão com bebês. A sequência foi a mesma da outra vez, mas senti a Mana mais solta (embora sempre com aqueles "zoião" dela de butuca em mim!). Os fatores que podem ter contribuído para isso são o fato dela já ter entrado em contato com o ambiente e com as pessoas que estavam lá e o fato de ter menos bebês dessa vez.

Ao final da sessão, as monitoras vieram me parabenizar: "Mãe, parabéns! Sua filha tem o dom da pintura! Nunca vi um bebê dessa idade tão concentrada na atividade e com uma coordenação motora tão boa! Pode investir nesse talento. Ela é uma pintora!".

Só me restou dizer: "Obrigada! Mas ela não é só uma pintora; é uma pintura!!!!"

PS: Não poderia passar sem menção a veia artística da Tia Deise, que, empolgada, também fez sua arte:

By Tia Deise da Vinci

. . . . . . . . . .

7 comentários:

  1. kkk...minha pintura está demais!!!
    Pra uma pessoa da minha idade!
    Adorei passar aquela tarde com vocês!!! Manú pintura-pintora é sempre sempre uma gracinha linda da titia e o Duda me deu a maior canseira na nossa disputa pela bolinha!!!
    beijos beijos beijos!

    ResponderExcluir
  2. As crianças também adoraram sua companhia!
    Obrigada por ter ido conosco.
    E, olha, investe na pintura que vc tem potencial!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Karol!
    Investe nisso mesmo!! Já pensou Manu D'ali??? rsrs
    Muito legal vocês aproveitarem essas oportunidades! Será que aqui em Vitória tem coisa parecida?
    Bjão,
    Tiago

    ResponderExcluir
  4. Deve ter, mas, assim como aqui, a gente tem que "perder" um tempinho procurando. Mas logo, logo isso vai mudar. Acredite.
    Beijinhos,

    K.

    ResponderExcluir
  5. caramba Deise, "amiga".... que linda sua arte! e eu que te conheco bem nem sabia desse seu dom...rs....

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkk Vou falar com a Deise pra vir ler isso. Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. hahaha...Oi Karla! É que eu não costumo expor minha arte pra não causar expectativas em Galerias internacionais. Mas da próxima vez que nos encontrarmos eu te dou umas dicas de pintura em guache, minha especialidade, como vc põde ver.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...