segunda-feira, 13 de junho de 2011

Teatro diferente

Por conta de algumas pesquisas que estou fazendo há algum tempo, tenho visto vídeos bem interessantes de espetáculos da Cia. Truks. Gosto da maneira como eles utilizam técnicas diferentes para produzir espetáculos diferentes também, porém sem deixar que a técnica se sobressaia à emoção que o teatro deve sempre provocar ou, no mínimo, expressar.

No domingo, tive a oportunidade de levar meus filhos para assistirem uma das suas inúmeras montagens: "E se as histórias fossem diferentes". A promessa era de reflexão sutil sobre a existências de problemas como parte natural da vida, na primeira parte do espetáculo, e das dificuldades de se ser como os outros esperam que sejamos, na segunda parte. Para fazer tudo isso: trabalho com filmagem e projeção simultânea das imagens ao vivo, utilização de teatro de sombras e muitos lápis coloridos.

Será? Foi! Impressionante como o ator soube se utilizar de toda a técnica a favor da história que ele queria contar. História simples, contada por um único ator (com a ajuda sincronizada do manipulador dos bonecos de sombra), mas que povoou o palco de várias personagens e figuras. No site da companhia há um vídeo muito bonito de divulgação do espetáculo com alguns trechos legais, mas recomendo assistir ao vivo com as crianças. Sempre. Destaque para a linda música instrumental!

Gosto não se discute: meus filhos preferiram a segunda história (e eu e o Pedro também), mas isso definitivamente não é o mais importante do espetáculo. É um comentário só para constar nos nossos registros...

O teatro começou às 11 horas e terminou ao meio-dia. As crianças estavam com fome e, por isso, não pudemos explorar o espaço no entorno da Biblioteca Monteiro Lobato que me pareceu ser muito gostoso para crianças. Uma pena porque, além de tudo, fazia sol em São Paulo (!!!!!!!).

Ao fundo, gangorra e balanço
 Para ler um livro com as crianças

Essa biblioteca pública é especializada em literatura infantil - como era de se imaginar pelo nome que lhe foi dado. Existem muitas outras bibliotecas públicas especializadas em São Paulo. Nos posts em que falo da experiência com os dinossauros e com as aventuras espaciais e foguete, estávamos numa biblioteca pública especializada em ciências, por exemplo.

Já assistimos boas apresentações gratuitas em bibliotecas, mas tenho a sensação de que pouquíssimas pessoas frequentam esses espaços e usufruem da boa programação disponível. Talvez pela pouca divulgação, por algum preconceito com o que é gratuito, pela falta de costume de se visitar bibliotecas, pela preguiça de procurar atividades diferentes, pelas distâncias... são muitas as possibilidades, mas poderia ser diferente.

. . . . . . . . . .

2 comentários:

  1. Karol,
    Seu blog só me confirmou o que eu já suspeitava: que você é uma super-mãe!
    E confesso que fico até um pouco receoso quando vejo tudo o que você faz pelos seus filhos...
    Será que eu também serei um super-pai???
    Espero contar com a ajuda da minha psicóloga preferida.
    Bjão,
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Gostaria mesmo de ser uma super-mãe, mas eu só faço o que eu posso (deu pra entender...rs)... Pra mim é um prazer procurar coisas diferentes para apresentar aos meus filhos. Boa vontade e um pouquinho de criatividade são suficientes. E isso, vc tem de sobra! Não tenho dúdidas de que será um grande pai.

    De qualquer maneira, o blog está aí pra te ajudar! E eu tb.

    Beijinhos,

    K.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...