sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia de parque

No dia em que o Dudu fica na escola à tarde e a Mana não, vou com ela ao parque (exceto quando ela "desmaia" no carro de tanto sono e prefiro trazê-la para casa e também quando está chovendo). Outro dia estava tão gostoso... temperatura super agradável, sol na medida... Deixei que ela almoçasse na escola e depois seguimos munidas de um patinete, brinquedos de areia e uma mochila contendo: frutas variadas, o diário de campo e lápis de cor e de cera.

Resultados:

1) Ela andou de patinete pelo circuito que tem no parque enquanto eu a observava, dando tchauzinhos e mandando beijinhos, deitada na canga que estendi no chão para pegarmos sol.

2) Não ligou muito de brincar na areia nesse dia, mas se balançou um bocado no balanço e no escorrega.

3) Inventamos "inúmeros números circenses" na gangorra. Ela adora se equilibrar nesse brinquedo e atravessa toda a extensão dele em pé como se fosse uma equilibrista na corda bamba, com direito à minha narração super empolgante e cheia de suspense e emoção! No final, rola sempre o salto perfeito e suuuupppeerrrr preciso da artista, para sair do brinquedo.

4) Fizemos mais uma vez o que ela a-do-ra: explorar o parque. Vamos andando de árvore em árvore descobrindo o nome delas e separando alguma folha de cada uma. Essa idéia tem inspiração no desenho do Diego, "Go, Diego, Go", que ela gosta muito. Ele anda pela floresta resgatando animais e vai aprendendo e ensinando muito sobre eles. A gente faz parecido, só que na falta de animais selvagens, fazemos com as plantas. :) Nessa história, minha casa tem copinhos plásticos com pedrinhas, folhas, gravetos e sementes espalhados por todo canto.

5) Registramos várias espécies de árvores e folhas no nosso diário de campo. Isso tem a ver com o Diego também. Para ajudar no resgate dos animais, ele sempre consulta o seu diário de campo. Daí que a Mana encasquetou que queria um diário de campo. O pai trouxe um caderno sem pauta para casa e nós traçamos o seu destino (o do caderno). Levei para o parque e catalogamos algumas árvores assim:

Árvore identificada

Árvore catalogada pela Mana

Não ficou uma fofura?! Era a visão dela no alto do seu um metro e pouquinho de altura!!! Depois nós ainda pegamos folhas do chão e colocamos embaixo da folha de papel pintando com giz de cera verde do outro lado para a folha da árvore ficar "impressa" na folha de papel. Também coloquei o nome de cada árvore junto com a data. É uma atividade simples de se fazer, mas que as crianças adoram. Além disso, contato com a natureza... nem preciso dizer.

6) Antes de irmos embora, comemos frutas. E também biscoito. E ela tomou leite fermentado, que adora.

Sobras... para o lixo.

Fomos buscar o Dudu.

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...