quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A experiência do Kart

Eu fiquei um tanto quanto chocada quando percebi nas minhas pesquisas que não há um único kartódromo no Brasil que tenha um baby kart: kart próprio para crianças com menos de 6 anos. Um país com um histórico tão grande como o nosso em automobilismo, com pilotos de ponta em diferentes categorias ao redor do mundo e, além disso, com um povo com uma paixão tão grande por carros não já poderia ter um simples baby kart?! Minha humilde opinião é de que sim. Mas, enfim. Não há.

Passamos o Natal e Reveillon 2011-2012 em Portugal, com a família do Pedro. Nessa ocasião, minha cunhada descobriu um kartódromo que tinha uma mini-pista para os pequeninos, com os tais baby karts. No dia seguinte ao Natal lá estávamos nós, no Kiro - Kartódromo Internacional da Região Oeste. Os baby karts não tem muita potência e há um controle remoto para contralor o giro do motor, especialmente nas curvas. Foi preciso colocar um adaptador no acelerador e no freio para que o Dudu pudesse pisar fundo neles, até o final. Feito isso, ele calçou as luvas, colocou o capacete e foi embora na pista. Coisa mais linda!!! A Mana ficou morrendo de vontade de ir também, mas entendeu que precisa esperar mais um pouquinho.

O sr. que cuida do circuito, logo depois da primeira volta do Dudu, perguntou se ele já havia andado de kart antes. O Pedro respondeu que só na PlayStation (risos). O sr., então, disse que ele andava muito bem, que fazia o trajeto direitinho e que sabia a velocidade certa para contornar a curva. Não é por nada, mas fiquei especialmente feliz com esse comentário! É que as corridas e os carros são uma grande paixão para o Dudu e ouvir que ele efetivamente sabia fazer a coisa, mesmo sendo tão pequenino, me deixaram felizes por ele... Não faz a menor diferença, nesse momento, o que ele vai fazer com isso no futuro, se é que vai fazer alguma coisa. O que me encantou aqui foi perceber o quão próximo ele estava na prática de um gosto, uma paixão que era só teórica até aquele momento. Veja só que o sr. ainda foi mais longe e disse que "teria todo o gosto de tê-lo na equipe de competições"!!! O Pedro respondeu que nós morávamos no Brasil e ele logo emendou que deveríamos procurar uma equipe aqui para o Duba. Sei não... sei não... dá um medo pensar nisso...  : z

Na hora de parar, passamos por um susto! O sr. sinalizou que o Dudu levasse o kart para os boxes (vê se eu posso?rs). E o Dudu assim fez: saiu da pista em direção aos boxes. Foi indo... foi indo... foi indo... foi indo... e nada de parar! Puft!!! Bateu na parede e só assim parou o carro. Ele saiu assustado (e nós tb) e chorando. Não teve nenhum machucado, mas foi um grande susto para todos! Ele não pisou tudo o que podia no freio, assim, só reduziu um pouco a velocidade - o que não foi suficiente para freiar completamente. Ufa! Paciência. Esses coisas acontecem... daí o "medo de pensar nisso".

Os primos Gonçalo e Guilherme também pilotaram na sequência. O primeiro na mini-pista. O segundo na pista dos "grandes", junto com o pai, tio João. Ficamos assistindo enquanto comíamos salgadinho chips.

Dudu Senna do Brasil!

Voltamos lá no dia seguinte e o Dudu foi correr na pista grande com outro menino que estava por lá treinando para competições. Ele ficou bem acanhado todo o tempo. Devia ainda estar muito forte a lembrança da batida no dia anterior e ele ia bem devagarinho na pista, arrancando com isso um inacreditável "Acelera, filho!!!" da sua mãe aqui.

Ficou a experiência e a oportunidade. Na volta ao Brasil, fomos ainda ao Kartódromo de Interlagos para ver se ele conseguia fazer uma aulas. Até conseguimos, mas o Dudu ainda não se entusiasmou para isso. Deixemos que as coisas corram naturalmente. Essa é sem dúvida uma grande paixão para ele e só ele pode dizer que lugar essa paixão vai ocupar na sua vida. Por enquanto, nos faz acordar até de madrugada para ele assistir os treinos e corridas da Fórmula 1. Sim, senhores! Até os treinos de  madrugada!!!

Ele sabe a posição de todos os pilotos e equipes no campeonato, sabe as posições nos grids de largada e nas chegadas de todas as corridas, conhece todas as pistas, sabe a sequência em que as corridas ocorrem, descreve com minúcias para mim as batidas e ultrapassagens que eu não vi e conversa com o pai sobre tudo isso como "gente grande". Se alguém cai na besteira de ligar logo depois de uma corrida, tem que ouvir todos os comentários dele sobre o assunto, incluindo a posição de chegada de todos os pilotos, como se isso fosse a informação mais importante da face da Terra! E para ele, naquele momento, é! Quem duvida?!

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...