Tirei daqui |
Bem, a Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim é considerada uma das 10 melhores do mundo e ia apresentar o "Quebra-Nozes": que oportunidade bacana que teríamos! E tivemos!
Essa apresentação está inserida no projeto Morzateum, que eu não conhecia e passei a conhecer. Depois que os músicos entraram e se posicionaram, o apresentador passou a explicar todas as componentes da orquestra - instrumentos e função - pedindo para que os músicos tocassem um pouquinho cada instrumento para que as crianças identificassem o som. Foi bem didático e interessante.
Depois entrou o maestro Vladimir Ashkenazy, muito simpático, e o apresentador narrou a história do Quebra-Nozes. Assim que ele saiu: música! Muito bonito. A Mana não parava quieta e a gente tinha sempre que pedir para ela falar baixo porque ela não parava de apontar para uma musicista brasileira que tocava viola e foi apresentada ao público no início do espetáculo. Toda hora a Mana: "Mamãe, aquela ali é do Brasil", "Mamãe, aquela ali é brasileira", "Como é mesmo o nome do instrumento dela?". Num determinado momento, ela identificou uma música que a Barbie dança no filme "Barbie e o Quebra-Nozes" (acho) e lá foi ela dançar balé em pleno auditório durante a apresentação da orquestra!!! Barbie também é cultura, afinal! E a Mana só quer ser feliz!
. . . . . . . . . .
Ai...que demais essa história e que dica incrível!
ResponderExcluirPosso imaginar Manoela dando um show de dança, capaz dos músicos quererem um autógrafo dela! Eu quero! Beijos.