segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exames e tratamentos com glamour!

Susto na semana passada! A Mana estava gripada e começou com uma febrinha na madrugada de sábado para domingo, que foi aumentando nos dias seguintes. Na madrugada de domingo para segunda fiquei realmente assustada. O Pedro estava viajando e eu estava sozinha com as crianças. Se precisasse ir ao hospital de urgência...

Notei que não era uma gripe como as outras (mesmo como aquelas em que precisou tomar antibiótico): o coraçãozinho dela batia muito rápido e meio descompassado, achei; a respiração era rápida e curta e a febre custava muito a ceder. O Pedro chegou na segunda e a febre começou a ficar espassada, o que me tranquilizou. Mas na terça (feriado), a febre ainda se mantinha. Medi: 39,1 graus!!! Liguei para o pediatra. Expliquei como a Mana estava e se era melhor levá-la ao hospital logo ou dava para esperar até o outro dia e levá-la ao consultório dele. Eu sempre prefiro levar ao pediatra. Tem me angustiado muito essa coisa dos plantonistas de ouvirem "gripe", "nariz escorrendo" e outras palavras do gênero e imediatamente pedirem raio X. Não que seja radicalmente contra, mas acho que precisa haver critério. Um examezinho clínico primeiro é muito?!

Bem, fiz essa pergunta ao pediatra porque tenho muita confiança nele. A recomendação foi entrar com uma medicação para o "chiado" da Mana (Prelone) e ir ter com ele no dia seguinte. Assim fizemos. Ele examinou a minha pequena e confirmou que o pulmão esquerdo estava apanhado, mas precisava analisar o quanto, por isso deveria mesmo fazer o raio X. Beleza. Vamos a isso. O hospital fica bem em frente ao consultório dele. Nessa hora eu já sabia que teria que ser ligeira: a Mana não gosta nem de ouvir falar em hospital e na única vez em que precisamos fazer um raio X dela foi um deus nos acuda! (inclusive, esse raio X foi pedido pelo plantonista na ocasião sem muito "critério"... me arrependi fortemente de ter feito esse exame... mas, muitas vezes é difícil "bancar" certas coisas quando o que está em jogo é o sua filha doente... paciência. Ficou algum aprendizado daí).

Com cheirinho de
 tutti-frutti ainda por cima!
Enquanto descíamos para a rua, falei com a Mana: "O que vc acha da gente ir tirar uma foto agora?". (Sim! Eu explorei a vaidade da menina!!! rs) Mana: "Eu quero!". E assim foi. Ela aguentou todo o tempo da espera na expectativa dessa foto. A moça que fez o raio X foi muito simpática, o que ajudou muito. Logo de cara já deu uma caixinha rosa para a pequena - rosa, todos sabem, linguagem universal das meninas de 2 anos. Entrou no clima de que seria uma foto, colocou o aparelho na vertical, elevou o local onde a Mana ficaria e pôs ela sentadinha... Aí foi só na manha: "segura nessa bolinha de um lado", "segura nessa bolinha de outro" (para ficar com os braços abertos), "dá um sorriso", "levanta a cabeça", "pronto!", "agora vira de lado", "segura a bolinha com as duas mãos", "levanta a cabeça", "isso!".

Quando ela entregou as radiografias prontas, a Mana fez questão de as levar. Queria porque queria colocar dentro dessa coisinha rosa. Como?! "Não cabe, Mana". Ela não se conformou. Dei uma foto dela que trago na carteira e mais uma questão resolvida. Já na garagem para vir para casa, o papai chegou de taxi, preocupado como estava com a princesinha. Trouxe o atual biscoito favorito dela: Trakinas! :)

Já em casa, demos todos os remédios e cama! Mas... em vez de melhorar, a Mana piorou. Passou a noite inteirinha tossindo ininterruptamente. Foi sofrido ver a bichinha tossindo tanto sem ter o que fazer. Logo que amanheceu, liguei para o pediatra que deu algumas instruções de medicamentos para diminuir a tosse. Nessa manhã, a Mana não falou uma palavra. Defintivamente isso não é um bom sinal. Com uma mãe, 3 tias e 2 avós que falam pelos cotovelos, essa situação realmente não condiz com o histórico... com a genética dessa criança. Só ao meio-dia ela sentou no sofá e disse duas frases. Alívio. Agora eu sabia que estava tudo bem!

Desde então ela vem se recuperando a passos largos. O mais engraçado é quando ela vai fazer inalação (4 por dia). Ela implicou com a fumacinha no olho dela. Rapidamente o "Setor de invencionices para grandes emergências" aqui de casa (eu) inventou mais uma: "Vamos colocar o óculos de sol rosa que a Vovó Adelaide mandou para proteger o seus olhos, Mana!". Luzinhas de "glamour à vista" piscando dentro da cabecinha da Mana, que retribuiu à idéia com um sorriso de satisfação.



A pessoa fica debilitada mas não perde a pose jamais, né, minha gente?! Tenho que tirar uma foto da cena para a posteridade!





. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...