terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escol(h)a

Semana passada demos um passo muito importante para a vida do Dudu. Escolhemos a escola que ele vai estudar a partir do ano que vem. Onde ele está agora é para crianças até os 4 anos e o processo para decidir a "escola grande" (daqui pra frente) não foi simples.

Na verdade, eu posso dizer que ela começou no final de 2008 quando começamos a pesquisar aquela que seria a primeira escola dele. Foi lá que comecei a pensar sobre o assunto, ponderar, identificar o que eu procurava efetivamente, o que o Dudu precisa (ou o que eu acho...rs), descobrir o que é importante para mim, para ele... Na época, escrevi o texto abaixo que hoje, relendo, percebo que o meu tom um tanto irônico no registro denuncia, na verdade, as dificuldades e angústias que tive que lidar durante todo o processo.

___________________

"O momento é delicado... Escolha da escola do bebê!

Como se escolhe isso? Como minha mãe conseguiu escolher? Quais os critérios que ela utilizou? Acho que a vida antigamente era mais fácil... Morando numa cidade pequena, com poucas opções e sem que esse assunto levantasse tantas questões quanto hoje, deve ter sido simples: a mais perto de casa e onde meus primos, irmã e conhecidos já estudavam - sendo ela muito religiosa, posso dizer que o fato de ser uma escola de freiras também ajudou. Duvido muito que tenha ido visitar escolas antes, conversado com as diretoras para conhecer os projetos pedagógicos, estrutura física etc. Aliás, o que é projeto pedagógico? Naquela época nem existia... ninguém ouvia falar disso, o que vem a dar no mesmo. Hoje, existe, mas muitas vezes tenho tido a impressão de que ainda é só no papel...

Que critério, afinal, devo utilizar? Bom, o valor das mensalidades é um bom critério. O mais objetivo de todos, pelo menos. Distância também. Mas, ainda assim, existem cerca de dez escolas dentro da mesma faixa de preço e dentro do mesmo raio de distância da minha casa.

Aí entra o projeto pedagógico... exatamente igual em todas! É impressionante: todos oferecem 'condições para que seu filho construa o seu próprio conhecimento, num ambiente estimulante com atividades que favorecem o contato social e a apreensão do mundo de forma lúdica'. E???

Para piorar, o acesso à informação, por incrível que pareça, às vezes atrapalha, viu?! (olha o ponto em que cheguei!!!kkkk) Essas 'pesquisas recentes' só deixam mais difícil a decisão: dizem que o melhor momento para a aprendizagem de um idioma é nos primeiros anos de vida. Lá vou eu procurar uma escola bilíngue (não foi só baseada nessas pesquisas que tomei essa decisão, óbvio, mas me permito uma licença poética aqui)! Novo dilema. Nas escolas que visitei: ou só atendem crianças até os 6, 7 anos; ou só atendem crianças depois dos 4, 5 anos (o que te obriga a procurar nova escola depois); ou atendem crianças de todas as idades até o final do ensino médio, mas não têm mais vaga no currículo bilíngue ('Mas ensinam outro idioma, numa aulinha que seja?', 'Nessa idade, não. Só depois dos 6, 7 anos'. E as 'pesquisas recentes'??? Só eu ouvi falar delas?

Vamos recorrer, então, aos rankings de grandes revistas e jornais e aos resultados do Enem. Ãh?! Qual a relevância do resultado do Enem para crianças de 2 anos? Não importa. Neste momento eu só quero um critério de avaliação e os rankings estão aí para isso! Dentre os 10 melhores, a maioria está incluída em mais de uma 'categoria' comentada acima e o resto é ligada a alguma religião. E, convenhamos, definitivamente escola e religião não combinam. Minha opinião.

A coisa está tão delicada que até questões básicas viraram critérios de avaliação. E nem é por excesso de exigência minha... Parece absurdo, mas mesmo em escolas consideradas de 'alto padrão', bem colocadas nos famosos rankings, tenho utilizado a limpeza como critério eliminatório! Escadas (estou falando de verdadeiras escadarias, ãh?!) nos acessos às salas e/ou parque infantil das crianças do maternal também já me ajudaram a eliminar algumas escolas.

O lado bom (e ruim) é que ainda tenho escolas para visitar. Será que é pedir demais fazer uma matrícula com convicção?! Em breve, os próximos capítulos dessa saga."

. . . . . . . . . .

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...ai ai ai hein karol...me lembro de vc falando comigo no inicio do ano passado sobre esse assunto de ql escola vai colocar dudu!! ta dificil!! mas vai conseguir!! relaxa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...