quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comendo laranja

Assim como o Dudu, a Mana sempre comeu de tudo até 1 ano de idade. Depois disso, começam as seleções sutis até chegar à recusa total por certos alimentos perto dos 2 anos e à monotonia gastronômica dos 4 anos (arroz e feijão, macarrão, purê). Estou ansiosa para a próxima fase porque pior que está não tem como ficar.

Bem, mas a Mana, com seus 2 anos recém completos, já começa a se negar a comer certas coisas. Entretanto, como toda mãe de segundo filho sabedoura dessa peculiaridade do desenvolvimento infantil, fui esperta e notei que ela, desde um aninho, sempre ficava de olho no que eu estava comendo para me "imitar", por assim dizer. O que eu fiz? Comecei a comer de um tudo na frente dela perguntando se ela queria. A resposta era sempre positiva. De tal modo que ela mantém o gosto por certas frutas, por exemplo, porque eu consegui "provocar" a imitação no momento ideal, ou seja, aquele em que a criança te imita e "interioriza"que gosta daquilo [Sim, mães são doidas e têm esses pensamentos e teorias absolutamente malucos para os outros, mas absolutamente racionais e logicamente embasados para elas próprias].

Foi nessa história que a laranja entrou. Todo santo dia eu chupava uma laranja e a Mana sempre queria uma metade. No começo ela lambia a metade dela. Aos poucos foi se arriscando a dar mordidinhas para tirar o suco. Hoje, alguns meses após o início desse processo, ela me pede laranja assim:

- Mamãe, eu queio comê laranja.

- Filha, não é comer, é chupar.

Choro e ranger de dentes!

- Eu queio comêêêêêê!!!!

Ignoro esse pequeno erro no uso do vernáculo, em razão da idade da falante, descasco e corto a laranja em duas metades e dou uma a ela. Alguns minutos depois...




- Ok, filha, recapitulando: eu como laranja; tu comes laranja; ele come laranja; nós comemos laranja; vós comeis laranja; eles comem laranja.

. . . . . . . . . .

3 comentários:

  1. e vc achando q ela tava falando errado ne...aiai acorda karollll

    ResponderExcluir
  2. eu sou nova, ainda tenho muito tempo para aprender, Thata

    ResponderExcluir
  3. tem msm karol...terá a vida inteira pra isso...ta achando q Mana eh besta ne...aiai...mais esperta q a gente!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...