sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Biliri

Há algum tempo, por conta do trabalho, conheci o Teatro do Centro da Terra. Bem, o Centro da Terra é uma companhia de teatro que ganhou destaque em São Paulo, e no Brasil (e depois internacionalmente com os espetáculos seguintes do mesmo gênero), com a montagem "I Expedição Experimental Multimídia - Viagem ao Centro da Terra". Foi um espetáculo interativo (marca forte da companhia) que se passava dentro de um túnel abandonado sob o Rio Pinheiros. Isso foi em 1992.

Em 2002, eles inauguraram o Teatro deles, que ganhou o nome de Centro da Terra, não só como uma homenagem ao espetáculo ícone da companhia, mas porque fica situado doze metros abaixo da superfície terrestre!

Toda essa introdução para que não reste dúvidas sobre o caráter único e surpreendente das suas produções. E o que eu conheci há algum tempo, por conta do trabalho (como estava dizendo...), foi, mais precisamente, o espetáculo (também interativo, ora bolas!) O Ilha do Tesouro. Queria muito poder levar meus pequenos, mas isso só será possível quando eles tiverem 7 anos (idade mínima permitida). Portanto, apesar de ter ficado deslumbrada e empolgada com o que vi desse espetáculo, maiores detalhes sobre ele aqui nesse blog só quando o Dudu tiver 7 anos (faltam 3...).

Entretanto, outras opções não faltam! Fomos com eles assistir Biliri e o pote vazio. Bem, enquanto a gente aguardava o início do espetáculo na sala de espera, adivinha o que as crianças comeram? Pão de queijo, só para variar um pouco... ;) E conversamos sobre o espetáculo: quem seria o Biliri e por que o pote está vazio?!

Entramos, nos acomodamos e o espetáculo começou. O Dudu não piscou o olho durante todo o tempo! Nem o Pedro. Nem eu. As luzes concentradas nos atores em cena favorecem a concentração dos pequeninos. As sombras e os recursos multimídia perfeitamente sincronizados com os movimentos das personagens aguçam a curiosidade de todo mundo! A mensagem simples e bela da história é de uma profundidade que só as coisas simples e belas podem ser. E tomou conta até das técnicas utilizadas em cena - tão complexas, mas que nos parecem tão simples tamanha a sincronia da equipe na realização. Mais ou menos assim: tudo fica simples e belo e suave nesse espetáculo, até o mais complexo, até o mais profundo.

E a Mana? Como se comportou? No alto dos seus 2 anos, teve medo no começo quando as luzes foram reduzidas. Ficou abraçadinha em mim, de costas para o palco. Mas aí... aí a história foi começando... apareceu a primeira personagem com sua roupa belíssima e ela deu uma olhadinha... apareceu outra personagem, com sua roupa também muito bem trabalhada e ela deu outra olhadinha... aí apareceu o Biliri e algumas flores e ela virou de frente para o palco e assim ficou até o fim! Coisa mais linda.

Eu saí de lá tão contagiada pelo show de criatividade que comecei a ter um monte de idéias, entrei em casa arrumando tudo, querendo resolver tudo, uma coisa! Criatividade definitivamente é contagiante!!! Criatividade me inspira!!!

A Mana ainda ficou uns dois dias perguntando toda hora sobre o Biliri e a gente tinha que ir contando os pedaços da história - das personagens, dos objetos, das flores, do pai do Biliri etc.

Como não somos bobos e o Pedro é ligeiro, na mesma semana já recebemos em casa, via correio, o livro que serviu de inspiração para o espetáculo: O Pote Vazio. Leitura obrigatória nos dias seguintes, lógico!

Destaque para as ilustrações que conseguiram
traduzir a simplicidade e beleza da história

. . . . . . . . . .

5 comentários:

  1. Acabei visitando o site do livro e acho que virarei cliente, hehehe!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. tive um problema com a minha conta do blogger, mas já fiz outra...me adiciona viu?...rs...bj

    ResponderExcluir
  3. Vam, é tão legal... Saí em êxtase do teatro... Quanto ao seu blog "novo", já sou seguidora e gostei muito! Tá estiloso. Beijinhos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...