domingo, 10 de julho de 2011

Tum Pá

Nós queríamos ter ido a esse espetáculo no fim de semana passado, mas não havia mais ingressos. Por sorte, ainda havia ingressos para ontem (porque a gente viaja semana que vem e não poderíamos ir em outro dia). Já até me imagino recomendando o espetáculo Tum Pá para todas as minhas amigas com filhos (de toda e qualquer idade). Realmente vale a pena. Foi uma belíssima experiência para a gente!

O palco, momentos antes
do início do show
É um espetáculo de música produzida a partir do próprio corpo dos músicos. Barulhos com a boca, palmas, batidas na perna e no peito, estalos com os dedos, vocalizações, batidas com o pé: tudo em harmonia para produzir uma música original e que chama a atenção das crianças de todas as idades. Não há nada exagerado. Pelo contrário, é um show simples, só os atores no palco. Numa época de utilização de tantos recursos tecnológicos, talvez por isso, Tum Pá seja tão cativante!

Eles estão em cartaz na Tucarena (teatro Tuca da PUC-SP), o que favorece mais ainda o espetáculo. Acho que se fosse um teatro normal, com o palco de um lado e público do outro, a interação com o público não seria tão grande. Além disso, as dimensões da arena tornam o contato ainda mais íntimo. A gente se sente mesmo fazendo parte do espetáculo (como muitas vezes é incitado a fazer pelos músicos). 
Visão dos nossos lugares, na
penúltima fila

Eu observei a presença de muitas crianças bem novinhas, bebês mesmo. E não ouvi choro de ninguém. Todas prestando muita atenção, vidradas! Com os meus não poderia ser diferente, embora o Dudu tenha se entediado um pouco no final. Mas a Mana... passou o espetáculo inteiro batendo palmas, estalando os dedos, batendo na perna, no peito, fazendo barulhos com a boca, tudo o que os músicos faziam! A coisa mais linda. Os olhinhos dela brilhavam quando os músicos convidavam a platéia a acompanhá-los.

Fiquei especialmente feliz por termos ido a esse show e ter proporcionado essa experiência aos meus filhos! Quando nós saímos do teatro e fomos em direção ao carro (há duas quadras dali), a Mana espontaneamente disse: "Mamãe, eu gostei do teatro!". Meu sorriso foi de uma orelha a outra! Na hora do bis, as crianças entraram no palco e puderam dançar/tocar com os músicos. Ela não teve descaramento para ir sozinha, mas percebi que estava com vontade. Então fui com ela e fiquei abaixada na bordinha do palco.

A lua, pelo meu celular.
Foi a resolução possível :(

Quando estávamos chegando ao carro, o Dudu viu a lua no céu e ficou muito feliz porque ainda era dia. A Mana achou engraçado e me perguntou porque ela estava no céu. "Porque lá é a casinha dela", respondi. Ela ficou em silêncio por um tempinho, depois falou:

"A lua está voando lá no céu".

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...