quarta-feira, 15 de junho de 2011

Revistas para crianças

Em Março, durante as reuniões de pais da escola das crianças, havia um grupo divulgando revistas... para crianças! A diretora autorizou a entrada deles por se tratar, segundo ela, de uma revista com conteúdo original e diferenciado.

Coleção da Manu
"Naiz da dona Beatiz", na frente
Na saída da reunião, fui lá dar uma olhada. Óbeveu. Trata-se de duas revistas editadas pela Editora Magia de Ler, desenvolvidas com base em publicações internacionais, em especial francesas. Toca, para crianças a partir de 1 ano, e Peteca, para crianças a partir de 5 anos. O que mais me chamou a atenção nas duas foram as ilustrações. As imagens desenhadas não se apegam às proporções e traçados reais da figura. Há uma distorção qualquer das imagens que impede que a figura desenhada corresponda exatamente ao objeto/animal/pessoa como é na realidade. Isso é muito bom para as crianças (e para os adultos).

E por que isso é bom? Porque quando as figuras não são imediatamente reconhecidas, quando não estão tão próximas assim do registro que a gente tem delas, causam um certo estranhamento inicial, um desconforto que faz com que as crianças (e os adultos) tenham que buscar dentro delas referências para ir  "colocando" na figura e, dessa forma, torná-la mais familiar. Esse trabalho tira as crianças (e os adultos) da posição passiva na leitura e as deixam tomar parte e mergulhar no que está sendo contado. Acaba por ter um pouco delas ali na revista também.

Coleção do Dudu: sempre disponível  na
estante para ele.
Além de uma história inicial, as revistas também têm um monte de outros capítulos com informações interessantes ou com atividades legais, sempre com destaque para as ilustrações - acho que esse é o grande diferencial da revista.

Eu assinei a Toca para a Mana e a Peteca para o Dudu. Então, a cada 2 meses eles recebem as revistas em casa com o nome deles como destinatário e vão doidos abrí-las. O Dudu gosta especialmente de uma sessão com uma figura bem grande (ocupa duas páginas) e cheia de detalhes em que se deve procurar objetos e/ou pessoas. A Mana gosta da história inicial ("O nariz da dona Beatriz" é a preferida) e de uma versão mais simples dessa mesma sessão que o irmão gosta.

Estimular a leitura, a imaginação, a concentração e a expansão do vocabulário é sempre bom! E eu também sou suspeitíssima para falar disso porque, quando pequena [só quando pequena ;) ], não podia ver um livro, uma revista, um gibi, uma receitinha de bolo que fosse que já começava a ler enlouquecidamente!!! Acho que puxei minha irmã mais velha..................................................NOT!!!rs

. . . . . . . . . .

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...