sábado, 11 de setembro de 2010

Exposição

Acho que quando a maioria das pessoas pensa em atividades para crianças, pensa em teatros, musicais, contação de histórias e coisas do gênero. Por gênero, quero dizer atividades em que há sempre alguém fazendo algo para chamar a atenção das crianças. Mesmo sem perceber, eu também pensava assim muitas vezes, mas nos últimos tempos tenho procurado atividades em que as crianças se envolvam por si sós. Talvez porque desejo que meus filhos adquiram o hábito de um bom passeio ao museu ou a leitura de um livro, por exemplo, quando crescerem.

Pedacinho da exposição
Enquanto pensava isso, descobri uma exposição sobre a "palavra" para crianças! Chama-se "As Palavras e o Mundo" e está acontecendo no Sesc Pompéia. Saímos da Biblioteca e fomos pra lá. Chegamos por volta do meio-dia e fomos para a área da exposição. Não precisamos dizer nada. As crianças foram entrando, descobrindo as coisas, mexendo em tudo, andando para todo lado. Ficou muito claro o quanto elas estavam à vontade ali: os olhos brilhando, sorriso no rosto, pernas e mãos ágeis...

Estava tão bom que o meu filho até fez "aquela" birra na hora da pausa para o almoço. Contornada esta questão, fomos para o restaurante, comemos e voltamos para a exposição. Antes, preciso ressaltar o que achei do restaurante: ambiente tranquilo; espaço físico amplo, sem estímulos excessivos; comida simples e gostosa; apesar do grande número de pessoas, não me senti num ambiente tumultuado. Minha filha já tinha comido papinha Nestlé na Biblioteca, mas não dispensou um arroz com feijão... Tinha muita cadeirinha de bebê - quem tem bebês sabe a falta que isso faz!

Outro pedacinho
Falando em bebês, na segunda parte da nossa exploração, fomos diretamente ao espaço para bebês e crianças pequeninas (acho que se chamava "Abecedário" ou algo assim). As crianças tiraram os sapatos e se divertiram nesse ambiente com piso de vinil e objetos amolfadados. Pouco tempo depois, começou a contação de história num outro espaço: "Histórias ao pé do ouvido". Nós tentamos levar as crianças, sem muito sucesso. Elas tinham muito a explorar ainda!

Tinha cinema, com curtas infantis. Tinha um riozinho com uma ponte, onde as crianças podiam "pescar palavras". Tinha uma parede com um quadro extenso pra gente escrever o que quisesse. Tinha uma cama com um cobertor por cima, que quando você chegava perto ouvia um rugido de leão - era um "camaleão". Tinha um monte de mesinhas bem pequeninas (na foto acima tem uma criança sentada numa delas ao fundo) com diversos jogos de palavras (minha filha espalhou tanta pecinha!!! Só dava eu juntando tudo).

O mais legal disso tudo é que a gente não tinha programado de ir lá naquele dia e naquela hora. Saímos de casa para ver a atividade dos dinossauros na Biblioteca e como já era hora do almoço e o Sesc Pompéia era ali perto, resolvemos ver a exposição e almoçar por lá. Que grata supresa! Vai ter repeteco. Antes de sairmos, porque já era hora da mamadeira e do soninho da minha filha, ainda enviamos cartões postais para os avós e primos das crianças. A organização da exposição lembrou de disponibilizar cartões postais para que as pessoas enviassem para quem quisessem. Simpático. Nossos cartões foram para Portugal e Estados Unidos: será que chegam mesmo? Isso não é o mais importante, no fim das contas.

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...