quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bolo de Chocolate

Eu venho de uma família que não tem grandes tradições, nem aquelas coisas "tradicionais" de toda semana. Mas quando eu era pequena, a empregada lá de casa sempre fazia "mentira" e um "bolo branco normal com cobertura de chocolate" (leite, achocolatado e açúcar só) aos sábados. Também, por um período, a gente tinha frango com galinha aos domingos. Eu acho que essa rotina é gostosa e faz bem para a criança.

Por isso, toda semana, tenho feito um bolo com meu filho. Para os próximos já vou incluir a minha filha porque acho que ela já vai conseguir participar sem dificultar a conclusão do processo (porque fazer bolo é coisa séria!). É um momento muito gostoso. O que meu pequeno mais gosta é de me "ajudar" a separar a clara da gema. Eu parto o ovo, coloco a gema na minha mão (tem que colocar a mão na massa mesmo!) e deixo escorrer a clara. Aí, passo a gema para a mãozinha dele e ele coloca na tigela dele. Depois eu deixo que ele mesmo bata as claras. Ele liga a batedeira, eu vou pondo açúcar para firmar e ele fica controlando a hora de desligar.

Enquanto eu vou batendo os outros ingredientes, ele fica ali do meu lado tagarelando... perguntando... brincando... e comendo a clara em neve. Quando eu vou acrescentar algo (farinha, óleo, açúcar, leite etc), tenho o cuidado de colocar numa cumbuquinha e dar pra ele jogar (jogar mesmo!rs) na massa. Algumas vezes, ele sai no meio desse processo pra dar uma voltinha (assiste televisão, brinca com os carrinhos...) e depois reaparece quando eu coloco no forno.

Quando a gente começa a sentir o cheirinho do bolo no forno, nós vamos ver se ele já está bom. Ele acende a luz do forno e a gente fica admirado de ver como o bolo cresceu. Quando fica pronto, tiro do forno e deixo em cima do fogão. Ele fica na pontinha do pé para ver...rs Levanto ele para olhar. E aí é tentar controlar a ansiedade dele (nossa) pra esperar esfriar.

Uma vez frio (ou não), coloco um pedaço no pratinho especial dele. "Hum... que gostoso! Eu gosto de bolo" - ele me diz. Depois disso, ouço ainda umas 4 ou 5 vezes: "Mãe, eu quero mais!". E o dia fica mais feliz.

O bolo que nós fizemos hoje veio de um site que gosto muito de acessar: Rainhas do Lar. A receita escolhida foi essa aqui, mas nós fizemos com algumas adaptações:
Bolo Nega Maluca Power
Ferva tudo junto: 1 xícara de leite, 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de achocolatado. Coloque na geladeira.
Unte a forma (ele gosta dessa parte e eu o deixei fazendo isso enquanto fervia a mistura acima) e ligue o forno bem baixinho pra ir esquentando.
Bata 2 claras.
Em outra tigela, bata 2 gemas, 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de manteiga, 1/2 xícara de leite, bicarbonato de sódio, 2 xícaras de trigo e colherzinha de sal. Acrescento a massa da geladeira, 1 colher de fermento e incorporo as claras em neve.

 Infelizmente, não tirei foto do bolo... Fica para o próximo.

. . . . . . . . . .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...