sábado, 6 de abril de 2013

Adeus, consórcio de fraldas!

O Dudu deixou de usar fraldas durante o dia quando tinha 2 anos e 4 meses. O pediatra havia me convencido que o melhor era tirá–las antes que a Mana nascesse, que assim seria mais fácil porque quando o irmão nasce, o mais velho costuma ter o que se chama de "regressões", ou seja, voltar a realizar um comportamento que eles já tinham superado no desenvolvimento (voltar a engatinhar, a tomar mamadeira etc), e se isso acontecesse com ele com relação ao controle do esfíncter, seria mais fácil fazer com que ele voltasse a controlar do que fazer com que ele aprendesse algo. Achei que fazia sentido e tirei a fralda. Não sei se faria dessa forma. Sinceramente, acho que o deixaria mais tempo com a fralda, embora não tenha idéia se seria melhor mesmo. Bem, o fato é que ele "saiu das fraldas", como se diz, a Mana nasceu dois meses depois, ele continuou sem fralda e com 2 anos e 7 meses me pediu para não colocar a fralda da noite. Assim, como quem pede um copo de água:

- "Mamãe, não quero colocar a fralda para dormir. Quero dormir sem fralda".

- "Você vai conseguir ficar a noite toda sem fazer xixi?"

- "Sim."

- "Bem, então, se der vontade, você me chama, ok?!".

- "Tudo bem."

Não chamou e não fez. Nem nas noites seguintes. Fácil assim.

Com a Mana foi tranquilo também. Ela tinha 2 anos e 6 meses e via o irmãozinho usar o penico, começou a pedir e foi. Para a fralda da noite, não quis fazer como fiz com o Dudu. Quis esperar o sinal de que ela estava pronta. Era início de fevereiro desse ano quando, olhando para ela, percebi que ela já seria capaz. Só precisava de ouvir a proposta. Eu fiz:

- "Mana, acho que você já está grande. Acho que você já consegue dormir a noite toda sem fralda. Vamos tentar?"

- "Vamos".

- "Quando terminar esse pacote de fraldas, você dorme sem, ok?! Uma experiência".

- "Tudo bem".

O danado do pacote acabou bem no dia do aniversário do Dudu! Achei que isso fosse atrapalhar... é um dia em que todas as atenções estão voltadas para o aniversariante... vem o ciúme... a tentativa de chamar a atenção... enfim. Mas não. Ela foi super bem. É bem verdade que nos 5 primeiros dias, eu ia até o quarto dela de madrugada e a levava dormindo mesmo para o banheiro e ela fazia xixi. Fazia isso para ela se sentir segura de manhã vendo que não fez xixi na cama, que tinha conseguido. Acho que deu certo. A partir do sexto dia não mais a levei ao banheiro e desde então ela está tirando isso de letra!

Tiramos uma foto da última fralda, justamente a que tinha o desenho dos gatinhos que ela tanto adorava!!! E nem fiz de propósito. Calhou de ser ela.

Fim do consórcio de fraldas!

- - - - - - - - - -

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...