sábado, 10 de setembro de 2011

Mentira da infância

A recente viagem para a casa dos meus pais talvez tenha sido o disparador da vontade de fazer com meus filhos algo que eu sempre comia quando era pequena: mentira! Mentira é o nome do... da fritura. Difícil definir mentira. Não é bolo, nem doce, nem biscoito... é mentira mesmo. E só.

Todo final de semana, Lia, Lenir ou Katia (as meninas que já trabalharam lá em casa quando eu era pequena) faziam a tal da mentira. As mentiras eram sempre oferecidas para as visitas e quem passava lá em casa, mesmo para uma conversa rápida, sempre aproveitava para as comer. Lembro de comê-las com café com leite ou leite com achocolatado.

Eu e minhas irmãs sempre ajudávamos a fazer, quer dizer, a cortar e/ou enrolar a mentira antes de fritar. Lia, Lenir ou Katia, nas suas respectivas épocas lá em casa, faziam a massa, abriam com o rolo, cortavam os retângulos de 10 centímetros aproximadamente, faziam um corte no meio do retângulo e a gente passava uma ponta por esse cortezinho e "enrolava" a mentira. Depois era só fritar. Ficavam sequinhas...

Ops! Me ocorreu agora... Será que são chamadas de mentiras porque são enroladas?!

Mentirinha boa...

Quando eu fiz com as crianças, deixei que elas colocassem a mão na massa, lógico! Não vou negar, fica uma bagunça de trigo naquela cozinha que só vendo porque toda hora eles querem colocar mais trigo, mas vale a pena. Eles adoram se melecar na massa e depois ficam ansiosos para provar o que fizeram (fizeram mesmo!).

Para fazer a mentira tem que colocar 2 ovos numa tigela e misturar bem. Colocar 8 colheres (sopa) de açúcar e misturar bem também. Acrescentar 3 colheres (sopa) de manteiga e... misturar bem. Mais 1 copo de leite, 1 pitada de sal, 1 colher (sopa) de fermento em pó e trigo até dar o ponto (até conseguir esticar a massa, com pouco mais de meio centímetro de altura, sem grudar no rolo ou na mesa). Depois é o que escrevi acima: recortar retângulos de 3 ou 4 centímetros de largura por pouco menos de 10 centímetros de comprimento, fazer um cortezinho no meio do retângulo, passar uma ponta do retângulo pelo corte e puxar para o outro lado de volta. Fritar em olho bem quente e jogar um açúcar por cima depois de frito. Também pode-se acrescentar açúcar à massa durante o preparo se preferir mais doce. Eu fiz sem.

Minha filosofia na cozinha com as crianças é: a prática aperfeiçoa... tanto o prato que estamos preparando quanto a quantidade de sujeira produzida durante o preparo.

Gostinho de infância. Hum...

. . . . . . . . . .

3 comentários:

  1. Etaa que saudade de comer mentira, com cafe entao.. yummy!

    ResponderExcluir
  2. poxa, vc podia ter feito aki... rs(folgada eu...) delicia! gosto com açúcar e canela!

    ResponderExcluir
  3. Bem que podia ter feito aí pra gente comer juntas, heim, irmãs???!!!! Na próxima...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...