Todo final de semana, Lia, Lenir ou Katia (as meninas que já trabalharam lá em casa quando eu era pequena) faziam a tal da mentira. As mentiras eram sempre oferecidas para as visitas e quem passava lá em casa, mesmo para uma conversa rápida, sempre aproveitava para as comer. Lembro de comê-las com café com leite ou leite com achocolatado.
Eu e minhas irmãs sempre ajudávamos a fazer, quer dizer, a cortar e/ou enrolar a mentira antes de fritar. Lia, Lenir ou Katia, nas suas respectivas épocas lá em casa, faziam a massa, abriam com o rolo, cortavam os retângulos de 10 centímetros aproximadamente, faziam um corte no meio do retângulo e a gente passava uma ponta por esse cortezinho e "enrolava" a mentira. Depois era só fritar. Ficavam sequinhas...
Ops! Me ocorreu agora... Será que são chamadas de mentiras porque são enroladas?!
Mentirinha boa... |
Quando eu fiz com as crianças, deixei que elas colocassem a mão na massa, lógico! Não vou negar, fica uma bagunça de trigo naquela cozinha que só vendo porque toda hora eles querem colocar mais trigo, mas vale a pena. Eles adoram se melecar na massa e depois ficam ansiosos para provar o que fizeram (fizeram mesmo!).
Para fazer a mentira tem que colocar 2 ovos numa tigela e misturar bem. Colocar 8 colheres (sopa) de açúcar e misturar bem também. Acrescentar 3 colheres (sopa) de manteiga e... misturar bem. Mais 1 copo de leite, 1 pitada de sal, 1 colher (sopa) de fermento em pó e trigo até dar o ponto (até conseguir esticar a massa, com pouco mais de meio centímetro de altura, sem grudar no rolo ou na mesa). Depois é o que escrevi acima: recortar retângulos de 3 ou 4 centímetros de largura por pouco menos de 10 centímetros de comprimento, fazer um cortezinho no meio do retângulo, passar uma ponta do retângulo pelo corte e puxar para o outro lado de volta. Fritar em olho bem quente e jogar um açúcar por cima depois de frito. Também pode-se acrescentar açúcar à massa durante o preparo se preferir mais doce. Eu fiz sem.
Minha filosofia na cozinha com as crianças é: a prática aperfeiçoa... tanto o prato que estamos preparando quanto a quantidade de sujeira produzida durante o preparo.
Gostinho de infância. Hum...
. . . . . . . . . .
Etaa que saudade de comer mentira, com cafe entao.. yummy!
ResponderExcluirpoxa, vc podia ter feito aki... rs(folgada eu...) delicia! gosto com açúcar e canela!
ResponderExcluirBem que podia ter feito aí pra gente comer juntas, heim, irmãs???!!!! Na próxima...
ResponderExcluir