quinta-feira, 23 de junho de 2011

Planeta Inseto

Domingo foi um dia lindo em São Paulo: céu azul, temperatura agradável e um programa excelente em família - pelo menos na nossa família. Já eram 10 horas da manhã quando saímos. Antes de tudo, parada obrigatória na padaria para comprar pão de queijo para o Dudu e para a Mana. Eu encarei um pão de batata com catupiry e o Pedro um croissant simples.

Enquanto comíamos, seguimos para nosso destino. Foi só quando vimos a placa indicando o desvio para a Vila Mariana (nosso destino final) que lembramos da Maratona Internacional de São Paulo. Nada demais, afinal, num dia tão lindo como aquele, todos os caminhos levam a Roma. E o que veríamos tão felizes? Insetos!!!



Tratava-se do Planeta Inseto, uma mostra no Museu do Instituto Biológico (Vila Mariana) sobre esses bichinhos nojentos que nos deixam completamente arrepiados, mas que as crianças adoram! O Dudu tocou nesses bichos todos e a Mana em alguns, para o meu desespero super disfarçado para que eles não percebessem:

Fala: Olha que legal!
Pensamento: Deus.que.me.livre.que.nojooooo.tira.esse.troço.de.perto.de.mim.

Fala: Quer pegar nele, Dudu?
Pensamento: Cruz.credo.meu.filho.não.põe.a.mão.nessa.coisa.nojentaaaaaa.

Fala: Mana, olha a lagartinha! Que bonitinha!
Pensamento: Eu.não.acredito.que.você.pegou.nessa.coisa.gosmenta.e.nojentaaaaaa.


Resumo: Faça o que eu falo, não faça o que eu penso!

Pedacinho da área ao redor
Fora esses detalhes, o passeio é muito agradável. Há uma área verde ao redor do museu, com muitas árvores e esculturas de diversos, digamos, bichinhos: uma barata gigante engasturante, algumas formigas, lagarta e um louva-deus que foi disputadíssimo pelo Dudu e pela Manu (os dois queriam subir nele).


Museu
O museu em si é uma casinha amarela e a visitação à mostra é guiada. Os guias são muito simpáticos e parecem gostar do que fazem, o que se reflete em explicações interessantes sobre o universo dos insetos e uma boa aproximação com o ouvinte. Junto com a gente havia mais uma família com crianças e o guia deixou todo mundo bastante à vontade no contato com a exposição.

Há ainda dois painéis que são uma espécie de "jogo". Luzes piscam próximas a vários insetos e nós temos que adivinhar o nome do bicho (no fone de ouvido nós ouvimos mais informações sobre o inseto em questão para ajudar na adivinhação). Eu e o Dudu brincamos um pouco aí e a Mana se esbaldou apertando aleatoriamente os botões para ver as luzinhas piscando (inseto? que inseto?rs).

Baratódromo
Mas a grande sensação da mostra é a... a... a... Corrida de Baratas... Afe!!! Pense numa coisa nojenta? Mas as crianças simplesmente ficam enlouquecidas com essa corrida! A-DO-RAM. As mães todas que estavam lá nessa hora desesperadas para que os filhos não tocassem sequer na mesa onde a corrida aconteceria e elas eufóricas tentando descobrir de onde as baratas sairiam. Nós ficamos com a barata 5 e eu, para meu próprio espanto, torci pela nossa barata (!), que, infelizmente, não ganhou.

O Dudu, fã de corridas, ficou inconsolável! Chorou mesmo porque a nossa barata perdeu. E eu lá dizendo a ele que era só uma corrida, que a barata teria outra oportunidade, que voltaríamos outro dia para torcer por ela etc etc etc. Depois ele disse que ficou triste porque queria levar as duas baratinhas que a guia prometeu ao vencedor. E como explicar pra ele que ela estava brincando, que barata não é prêmio, que ela não daria etc etc etc? Coisas de Dudu... rs

Na saída, as crianças brincaram ainda com uns cipós de uma árvore e nós aproveitamos uma muretinha para posicionar a câmera fotográfica em modo automático e tirar uma foto da família! Ficou linda! Mesmo com o Dudu usando uma pedaço de pau no nariz dizendo que era o Pinóquio. :)

. . . . . . . . . .

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...